Síndrome do Impostor

Numa live com os alunos do SER NOTÁVEL MÉTODO SIRIUS, apresentei o caso de uma aluna que sofria da síndrome do impostor.

Apesar de sua formação, títulos e grande experiência no seu ramo de atuação, ela sempre se sentiu menor que os outros profissionais.

Esse comportamento a impedia de vender seus serviços no valor merecido além de alimentar pensamentos sabotadores (nunca vou conseguir, não sou capaz, não sou merecedora…).

Foi então que, durante a live, arranjei uma maneira de mostrar o invisível que todos nós carregamos dentro da alma.

Sombras que não devem impedir ninguém de SER NOTÁVEL.

Eu vou ligar aqui uma lanterna. Vamos usar um dispositivo que é uma lanterna focada, que nada mais é do que um rolo de papel higiênico.

Olha só que lindo. Olha que beleza, a síndrome de MacGyver. Agora deixa eu desligar o monitor para ficar mais escuro.

Olha só, você está vendo isso aí? Pois isso aí é dentro de você. Não tem luz, não tem nada. Eu vou iluminar agora o que tem dentro de vocês.

Dentro de vocês tem amor, vontade de ajudar, a vontade, a energia boa, você é uma pessoa amiga, você quer servir, você tem conhecimento, você quer ajudar as pessoas de verdade. Tá aqui. Agora, o que te acompanha?

Aqui do lado, nas sombras, você tem isso aqui. Você tem medo. Você pode ter sofrido algum abuso. Você tem medo de novo porque você tem muito medo. Você tem preguiça. Você tem a não aceitação. Você tem o egoísmo. Você não é capaz. Você tem tudo isso. Aí, o que acontece? Você só fica iluminando isso aí, que todos nós, seres humanos, temos. Todo mundo tem isso. Não tem o que fazer. Você tem isso, eu tenho, todo mundo tem. Aí você fica com a lanterna apontada para esse lado, você quer crescer como? Você não vai crescer. O que você tem que fazer? Apontar a lanterna para o outro lado. Ilumine isso aqui.

Ilumina isso. Amor, ajuda, vontade… Isso aqui é você, é o seu melhor. É o que você tem de melhor.

Isso aqui vai te acompanhar? Vai sim, vai te acompanhar, não tem jeito. Do mesmo jeito que você aponta a lanterna para os seus pontos positivos, você pode apontar para o outro lado, não pode? Vai ganhar alguma coisa com isso? Não, não vai ganhar nada. Então o que você faz? Você aponta para o lado positivo.

Aí sabe o que acontece? Você fica vendo no Instagram, porque no Instagram, a gente tem que mostrar as coisas positivas porque é o que as pessoas querem ver. Elas querem te ver sorrindo, querem te ver feliz, querem te ver se dando bem, dando certo. Elas só querem seguir os vencedores. É por isso que no Marketing, não tem jeito, se você apontar para o lado negativo, você não vai ganhar dinheiro.. Você não vai ganhar porcaria nenhuma. Se você ficar falando mal do governo, ficar falando mal da vida, falando mal dos outros, você não vai ganhar nada. Se você postar isso no Instagram, as pessoas não vão querer saber de você. Elas querem saber das coisas mais positivas, mais leves, que transmitem energia positiva. E aí qual é o problema? Você fica comparando a sua vida, você fica achando que os outros são melhores. Por que? Porque eles só mostram isso. Mas você se esquece que esses grandes do seu mercado, todos os grandes do seu mercado, eles têm isso aqui.

Eles têm isso e brabo, viu? Não é pouca coisa não, mas é muita coisa. E qual é o lance? Eles não vão mostrar. Eles não vão mostrar isso porque não dá dinheiro, não dá certo. Entendeu? Aí o que eles fazem no Instagram?

Mostram isso para você. E aí você fica achando que os seres humanos todos são assim. Só os do Instagram, né? Eles são desse jeito aí. Aí você fica se comparando e você não vê o que tem do outro lado.

Então saiba que você é feito de luz e de sombra. Eu tenho esses problemas. Você tem esses problemas. Todos os grandes NOTÁVEIS do mundo têm esses problemas. Até Chico Xavier tinha esses problemas. O cara morreu como santo! O cara tinha problema também. A diferença é que todos os grandes NOTÁVEIS do mundo, o que eles fazem? Eles jogam sua luz para cá.

E quando eles iluminam isso, eles acreditam. Eles ajudam. Eles dão o seu melhor. Eles fazem acontecer. É sim possível.

“Eu vou fazer o meu melhor para as pessoas”.

Trago as minhas sombras, trago os meus problemas porque eu sou um ser humano. Ele vem me acompanhando, do meu lado, não tem problema nenhum nisso. Mas eu vou focar  aqui.

Eu vou focar aqui. É mais inteligente. Eu vou conseguir mudar a vida das pessoas e fazendo isso, eu vou mudar a minha vida também. Então, sabendo disso, agora que você está vendo que todos nós somos feitos de luz e sombra, as coisas ficaram mais fáceis, não é verdade? Então é isso.

E outra, uma coisa muito importante. Assim como na lanterna, a gente só consegue iluminar uma coisa. E tudo que você for focar, na sua comunicação, na sua histórial, sempre teremos as sombras. Sempre as sombras vão te acompanhar. Essa é a vida. Não tem como escapar. Luz e sombra. Sombra sempre com a gente. Por que? Porque nós temos luz. Vamos focar aonde interessa.

“Assista o vídeo completo no Youtube”

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduado em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade, Marketing e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 15 mil alunos. Bruno é autor dos livros "As 8 Estratégias para Ser Notável" e "Como Ganhar Dinheiro com Cursos Online".

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu