Como Criar um Negócio Online do Zero

Como Criar um Negócio Online do Zero

Olha, é muito comum eu receber mensagens de pessoas perguntando: “Bruno, se você fosse começar um negócio digital hoje, o que você faria?” 

Pois nesse texto, eu vou dizer exatamente o que eu faria se o Julinho, meu filho, me perguntasse hoje: “Papai, o que eu devo fazer para começar um negócio digital hoje?”

Eu responderia a mesma coisa que eu vou responder aqui hoje. Ele não vai me perguntar isso agora porque ele tem 5 anos, mas se ele me perguntasse, eu falaria a mesma coisa. Então presta atenção, fica por aqui porque antes eu tenho que me apresentar para aquele que ele caiu de paraquedas nesse texto. Você não está entendendo nada, “quem é esse Bruno aí?

O povo me pergunta o que eu faria hoje para começar um negócio online porque eu, apesar de ter essa carinha fofa de bebê, de menino novinho, eu já estou nesse negócio há muito tempo. Para você ter uma ideia, em 2005, eu já tinha a minha empresa de cursos online. Antes eu comecei criando sites, eu tive uma agência grande. Mas chegou 2005, eu criei uma empresa de cursos online. Então eu posso dizer que eu vivo exclusivamente de digital, de online há 23 anos. Aí, as pessoas sabendo disso perguntam: “Pô Bruno, mas se você começasse hoje, já que você tá mergulhado nesse mundo há tanto tempo, o que você faria?

Apesar de estar há 23 anos no online, eu posso dizer a você que eu já renasci várias vezes. Aliás, você só consegue ficar no mercado por muito tempo, se você estiver disposto a renascer várias vezes. Porque se você ficar preso no presente, logo o presente vira passado e tchau! Por aqui você tem que viver o presente, mas sempre de olho no futuro. E sempre aberto ao novo. Por isso que nesses 23 anos, eu tive que recomeçar minha carreira várias vezes. O pessoal que me acompanha há 23 anos sabe muito bem o que eu estou falando. Pois bem, esses 23 anos de inícios e reinícios me possibilitaram testar na prática como é iniciar um novo negócio do zero aqui no digital. E é isso que eu vou compartilhar com você aqui.

COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO ONLINE DO ZERO? Primeiro, não interessa a sua idade! Se você é mais velho, passou dos 40, 50, 60, esquece esse medo de achar que “Ah, eu tô velho pra isso. Não vão gostar de mim”. Esse medo talvez fizesse sentido ali nos anos 80, 90. Realmente aquela época se tinha preconceito com idade. Mas pela internet, o povo não está nem aí para a sua cara. O que o pessoal quer é RESULTADO. Resultado com o seu conhecimento. Você compartilha a ideia, o cara bota em prática, funciona, e taí, cara, mais um seguidor pronto pra virar cliente.

Agora, vamos entender como é que funciona um negócio. Um negócio se faz da seguinte maneira: de um lado a gente tem uma pessoa querendo solucionar um problema. Do outro, a gente tem uma pessoa disposta a solucionar o problema com o seu produto. Então nós temos quatro elementos nessa história: o cliente, o problema, você e a solução. Isso quer dizer que não adianta você ter o produto, não adianta você ter a solução se as pessoas não souberem que você existe, se elas não souberem que o seu produto existe. Não existe o negócio.

Você entendeu agora por onde é que você deve começar? Você não deve começar pelo produto. Você não deve se preocupar agora em lançar o produto. Porque você vai vender para quem? Você vai lá, cria o seu produto digital, praticamente não tem custo. Mas você vai vender para quem? É aí que você vai cair na real, entender que para você vender qualquer coisa, para você ter um negócio, você precisa ter gente. Gente interessada em comprar o seu produto.

Então não seria mais inteligente você pensar em se fazer percebido por um público para depois você vender o seu produto? Eu não vou muito longe. Vamos fazer uma analogia com uma padaria. Se você fosse montar uma padaria hoje, qual seria a primeira coisa que você se preocuparia? Com pão, com forno, com os balcões, as geladeiras. Não, claro que não. Você iria se preocupar com o PONTO. O ponto é a localização da padaria. A padaria vai ficar aonde? Ela tem que ficar num lugar movimentado, concorda? Próximo de uma escola? De um centro comercial? Perto de um terminal de ônibus? Enfim, você vai colocar a sua padaria onde tem gente. Então, antes de tudo, antes de você pensar na tecnologia de se fazer pão, antes de pensar em contratar o padeiro… Isso é o de menos. Tecnologia se compra, talento se paga. Mas um bom ponto comercial é a maior dificuldade de qualquer negócio físico. Por que que você acha que num negócio online seria diferente?

Resultado de imagem para negócio online ou físico

Se não tiver gente passando na frente da sua loja, não tem negócio. O conhecimento para se produzir um curso online, por exemplo, você já tem. “Ah Bruno, eu não tenho”. Não tem problema, você adquire. Você adquire com alguns dias de estudo, algumas semanas, alguns meses. E para você fazer o lançamento do curso, basta você escolher uma das dezenas de estratégias que temos a disposição e botar em prática. Agora se fazer percebido no meio de milhões de pessoas tentando fazer o mesmo, ah meu amigo(a), é aí que mora o segredo de um negócio online de sucesso. Você não concorre só com outras empresas. Você concorre com todo mundo. Se você já assistiu algum vídeo meu no YouTube, você vê que eu apareço no meio de vídeos de um monte de gente. Temos empresa que quer vender o seu peixe até pessoas comuns que simplesmente querem aparecer, querem fazer graça, querem ser celebridade e eu estou lá, no meio de todo mundo, querendo mostrar o que eu faço de melhor pra você, que é o meu trabalho.

Se meu filho me perguntasse: “Papai, o que que eu devo fazer para começar um negócio online do zero?”, eu diria: “Meu filho, compartilha suas ideias com o mundo. São essas ideias que vão trazer para o seu lado as pessoas que se identificam com você”.

Veja, a ideia não é nesse momento trazer milhões de pessoas, até porque dependendo do quão específico é o seu trabalho, talvez nem tenha milhões de pessoas no Brasil interessadas no que você faz e no que você vende. Mas talvez milhares de pessoas estão interessadas. Isso é muito bom, pois estou falando de milhares de pessoas. Você deve trazer somente aqueles que se identificam com você, se identificam com o seu trabalho ao ponto de você oferecer algum produto e eles preferirem comprar de você. “Aí meu filho, uma vez que essa galera lhe encontrar, o seu trabalho vai ser se posicionar na mente dela como o melhor do seu mercado”. Veja, eu não estou falando para você ser o melhor para o mundo todo não. Inclusive, isso é o que faz o povo se intimidar e recuar. Porque acreditam nessa hora que a parada é ser o melhor do mundo e não é. Não é isso. É ser o melhor na mente da pessoa que te encontrou. Isso faz toda diferença porque realmente é difícil você ser o melhor do mundo, mas você se posicionar como o melhor do seu mercado para aquele que lhe segue, isso sim é fácil. Existem técnicas pra fazer isso. É isso que eu vivo fazendo há 20 anos e eu compartilho com você. Aliás, eu já compartilhei. Lá no ebook… Se  você não pegou o ebook “As 8 Estratégias para SER NOTÁVEL”? São 8 estratégias de posicionamento para você ser percebido. É só tacar o dedo aqui. “Agora meu filho, você tem que ler o ebook porque o livro trata justamente como começar um negócio online do zero usando os recursos poderosos e gratuitos que as redes sociais como essa daqui nos oferecem”.

Então resumindo, a criação de um negócio online segue sempre essa sequência:

– Seja percebido, mas seja percebido por um pequeno público.
– Construa credibilidade com esse público.
– Se posicione na mente do seu seguidor como o melhor do seu mercado.
– Venda, venda muito!

Após passar por essas quatro etapas, você poderá se considerar um SER NOTÁVEL.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduado em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade, Marketing e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 15 mil alunos. Bruno é autor dos livros "As 8 Estratégias para Ser Notável" e "Como Ganhar Dinheiro com Cursos Online".

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