Como Criar Autoridade com Vídeos no YouTube?

Você já deve ter ouvido a ideia de que para vender na internet, você precisa primeiro criar autoridade. Eu sei muito bem que isso parece assustador para você. Talvez porque esse termo “autoridade” soe muito pesado, formal, muito distante da sua realidade. Afinal, você cresceu ouvindo que somente profissionais como delegados, juízes, chefes de governo são autoridades. De fato, é isso mesmo que encontramos nos dicionários, no Wikipédia.

“Autoridade é um sinônimo de poder. É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada, sobretudo no sistema político. É uma espécie de poder continuado no tempo, estabilizado, podendo ser caracterizado como institucionalizado ou não, em que os subordinados prestam obediência ao indivíduo ou à instituição detentores da autoridade”.

Essa é a definição de autoridade que você, eu e todo mundo ouvimos durante toda nossa vida. Trinta anos se passam e chego para você dizendo que você tem que se tornar uma autoridade. Você não é político, não é juiz, mas te disseram que na internet, tem que se tornar uma autoridade para acreditarem em você e assim você vender o seu trabalho. Mas você entende que não é a mesma autoridade, certo? Não a mesma do juiz, a do político.

Mas eu sei que lá no fundo bate uma confusão, é inevitável. Você pensa: “Não, eu não tenho capacidade de ser autoridade de nada. Não sou autoridade nem dentro da minha casa, minha mulher manda em mim, meus filhos, imagina ser autoridade em um assunto que tem caras muito poderosos do que eu”. Veja, “mandar em mim”, “ser mais poderoso do que eu”, é essa a ideia de autoridade que você tem aí dentro. E você não tá errado. Porque de fato, autoridade é isso. Mas então como é que essa história de que você tem que ser autoridade apareceu?

Tudo começou quando o americano Robert Cialdini escreveu um livro chamado “As Armas da Persuasão”.

Nesse livro, ele apresenta diversas estratégias, entre elas, a estratégia de construção de credibilidade como forma de aumentar o desejo pelo seu produto. E batizou essa estratégia de “Trigger of Authority”. No Brasil, traduzido para “Gatilho da Autoridade”. Assim nasceu a ideia de que você para vender, precisa ser uma autoridade.

Lendo esse texto, você vai ficar muito feliz. Sabe por que? Porque você vai descobrir que você não precisa ser autoridade de coisa nenhuma. Pelo menos, não a definição de autoridade que você tem aí dentro. Se a gente mudar o termo “autoridade” por “credibilidade”, parece muito mais próximo, né? Muito mais possível, muito mais alcançável e eu sei o porquê. Olha só o que que o dicionário diz sobre credibilidade:

“Credibilidade: atributo, qualidade, característica de quem é crível; confiabilidade”.

Então o objetivo principal que era ser uma autoridade, passou a ser mais tangível. Porque agora você sabe que o seu principal objetivo é: “Como transmitir para as pessoas que você é alguém confiável e que o que você diz é verdadeiro?”

É isso que você deve ter em mente quando produzir conteúdo para suas redes sociais. Não é simplesmente produzir um vídeo e magicamente você vai conseguir seguidores porque produziu um vídeo falando qualquer coisa.

“E como transmitir para as pessoas que você é alguém confiável, verdadeiro e que vale a pena segui-lo?”

Gerando RESULTADO na vida delas. Agora deve ter batido um frio na sua barriga, né? Você deve estar pensando: “Gerar resultado? Não. Ora, eu não acredito que vou conseguir gerar resultado nem pra mim, imagine pra alguém. Por mais que eu tenha conhecimento, vontade de pesquisar e fazer conteúdo, eu não acredito que consiga fazer alguém ter sucesso”.

Sabe por que você pensa isso? Pelo mesmo motivo que você se sentia incapaz quando alguém dizia que você tinha que ser uma autoridade em alguma coisa. Gerar resultado na vida de alguém parece um negócio muito distante, impossível. Por que? Porque eu imagino que o conceito de resultado que tem dentro da sua cabeça deve ser algo mais ou menos assim:

“Resultado é fazer o outro ganhar mais dinheiro”.
“Resultado é fazer o outro ser um caso de sucesso”.
“Resultado é fazer o outro sair do buraco e ter uma vida mais feliz”.

Se você não consegue muitas vezes se sentir feliz, se você anda precisando de dinheiro, como é que você vai fazer o outro ter o resultado que você não tem? Esses seus pensamentos sabotadores acontecem porque o conceito de resultado que você tem aí na sua cabeça, são apenas os que envolvem dinheiro. Ou são aqueles resultados que alcançam grandes metas. Mas agora você vai entender que tipo de resultado você tem que conseguir com seus conteúdos aqui no YouTube ou no Instagram ou nas suas redes sociais.

Se você é comediante, o resultado que você pode gerar para seus seguidores é o riso.

Se você é nutricionista, o resultado que você pode gerar é o primeiro passo para começar uma dieta.

Se você é músico, o resultado que você pode gerar no seu conteúdo são os primeiros acordes de uma música.

Se você é maquiadora, o resultado que você pode gerar é deixar sua seguidora bem maquiada.

Veja que os resultados não necessariamente envolvem dinheiro, nem metas ousadas. Você precisar focar em entregar uma pequena transformação a cada vídeo. Nesse texto, por exemplo, você vai sair dele com alguns resultados.

“Você está saindo desse texto entendendo que o gatilho da autoridade nada mais é do que a construção de credibilidade.”

“Que credibilidade se conquista quando as pessoas enxergam verdade no que você faz e no que você diz.”

“Que a forma mais rápida de conseguir esse efeito é gerando o resultado na vida das pessoas.”

“E que gerar resultado não significa, necessariamente, fazer o outro ganhar dinheiro ou conseguir grandes metas financeiras, mas gerar pequenas transformações na vida das pessoas envolvendo aquilo que você sabe fazer de melhor: o seu trabalho.”

A construção de credibilidade e geração de resultados é a base do projeto SER NOTÁVEL, que você já deve ter me visto falando. Se você quer conhecer mais estratégias de construção de credibilidade, eu tenho mais 8 para contar a você no ebook, “As Oito Estratégias para Ser Notável”. Para pegar o ebook é muito simples. Basta você tacar o dedo aqui, baixar o ebook, que é gratuito, ler e botar em ação. Não vai deixar lá naquela pastinha mofando não. É para você botar em ação o que eu digo no ebook. E se você já pegou o ebook, já leu, o que que você tem que fazer agora? Clique aqui, entre no meu canal no Youtube e se você não se inscreveu ainda, se inscreva no canal.

Te espero no próximo texto.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e pós-graduado em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas. Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Grupo de Comunicação O Povo. Foi ganhador de três prêmios IBest, maior prêmio da Internet brasileira. Há 10 anos dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância. Ministra cursos específicos sobre Design, Publicidade, Marketing e Empreendedorismo por onde já passaram mais de 15 mil alunos. Bruno é autor dos livros "As 8 Estratégias para Ser Notável" e "Como Ganhar Dinheiro com Cursos Online".

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu